Brigas por dinheiro são as piores. Bem, vamos encarar: todas as brigas são bem horríveis. Mas se você e seu cônjuge (ou outra pessoa importante) têm brigado por dinheiro. você não está sozinho.
De acordo com uma pesquisa feita por uma plataforma chamada Meu Compromisso, 36% dos casais dizem que brigar é quase inevitável quando falam sobre dinheiro. É por isso que é tão importante manter suas linhas de comunicação abertas.
Porque quando você e seu cônjuge não estão se comunicando sobre dinheiro, ambos podem acabar se sentindo culpados sobre seus hábitos de consumo, mentindo sobre seus hábitos de consumo ou pior... caindo na infidelidade financeira.
Hoje, vou esclarecer um pouco sobre a infidelidade financeira: o que é, sinais a serem observados e como superá-la.
O que é infidelidade financeira?
A infidelidade financeira acontece quando você ou seu cônjuge mentem intencionalmente sobre dinheiro. Quando você escolhe deliberadamente não contar a verdade sobre seus hábitos de gastos (não importa quão grandes ou pequenos), isso é infidelidade financeira.
Você pode estar pensando: Tatiane, isso não é ser um pouco duro? Claro, pode começar como uma compra inocente aqui ou ali. Mas as coisas pioram quando você começa a esconder suas últimas compras de maratona e reza para que seu cônjuge não as encontre. Sim... isso pode ser um problema.
A infidelidade financeira pode ser bem séria — especialmente quando dura muito tempo. Mas só porque é séria não significa que não há esperança. Se eu sei de uma coisa, é que sempre há esperança. Especialmente nas coisas difíceis.
Ouça: Se você ou seu cônjuge está lidando com infidelidade financeira, você não está sozinho. Na verdade, isso acontece com frequência mais do que você possa imaginar. Uma em cada três pessoas casadas admite esconder uma compra do cônjuge. E 31% dos casais dizem que têm um cartão de crédito que o cônjuge não conhece.
Infidelidade Financeira vs. Irresponsabilidade Financeira
Quando se trata de dinheiro, há uma diferença entre mentir descaradamente e ser simplesmente irresponsável (ou esquecido).
Perguntam-me o tempo todo qual é a diferença entre infidelidade financeira e irresponsabilidade financeira. Há alguns anos, uma mulher veio até mim quase chorando. Ela tinha acabado de descobrir que seu marido tinha saído para almoçar três vezes naquele mês... e nunca contou a ela. Ela ficou bastante devastada e acreditou totalmente que ele cometeu infidelidade financeira.
Escutem, rapazes — esquecer de contar ao seu cônjuge que vocês foram a um restaurante algumas vezes neste mês não é infidelidade. Isso é apenas irresponsabilidade financeira. Mas se o marido daquela doce mulher soubesse que ela não aprovaria que ele gastasse dinheiro em um restaurante e intencionalmente escondeu isso dela... isso é infidelidade. Viu a diferença?
4 sinais de infidelidade financeira
Não sei sobre você, mas infidelidade financeira não é algo que eu queira convidar para uma noite de pizza. É como convidar um urso para a porta da frente e ficar chocado que ele aterrorizou suas almofadas novas.
É por isso, meus amigos, que é tão importante manter seus hábitos de gasto de dinheiro sob controle (e saber o que procurar também).
Aqui estão quatro sinais reveladores de infidelidade financeira:
1. Ocultar uma compra intencionalmente.
Relacionamentos são construídos com base na confiança, e é por isso que a honestidade é a melhor política (não importa o que aconteça). Então, se você comprar algo e esconder do seu marido ou esposa, você está dando um mergulho no fundo do poço. Lembre-se, um orçamento é a melhor maneira de entrar na mesma página — e gastar dinheiro sem culpa.
2. Ter uma conta poupança secreta.
Essa é difícil. Quando você e seu cônjuge estão na mesma página sobre dinheiro, vocês provavelmente estão na mesma página sobre suas metas financeiras. Uma conta poupança secreta só vai atrapalhar as metas financeiras da sua família.
3. Esconder contas.
Eu adoro dinheiro de aniversário. Adoro saber que tenho meu próprio “estoque” de dinheiro para gastar como eu quiser. Mas quando guardar dinheiro vai além dos presentes e vai para guardar contracheques, essa é outra história. Não esconda suas contas a pagar, suas dívidas, deixe o seu cônjuge saber da sua atual realidade financeira.
4. Abertura de cartões de crédito secretos ou novas contas.
Às vezes, as pessoas abrem um cartão de crédito secreto ou uma conta bancária para facilitar a ocultação de seus gastos do cônjuge. Eu já disse que esse tipo de coisa é proibido. Mas outras vezes, um dos cônjuges está tentando desesperadamente esconder uma bagunça financeira transferindo saldos de cartão de crédito ou fazendo empréstimos para pagar as contas — tudo sem contar ao cônjuge.
O dano que você está causando tentando "consertar" o problema pode ser pior do que o problema em si. Se você está mais endividado do que gostaria de admitir, há esperança. E é hora de confessar.
Como superar a infidelidade financeira
Se você ou seu cônjuge cometeram infidelidade financeira, não é o fim do mundo! Mas vocês precisam confessar e trabalhar juntos para limpar a bagunça. Há esperança! E começa com esses quatro pilares para construir uma vida que vocês amam — juntos:
1. Comunique-se.
Compartilhe tudo. Sim, quero dizer, tudo. Com casamento (e dinheiro), não existe comunicação exagerada. Na verdade, é melhor falar demais do que de menos. Isso não só ajudará a reconstruir a confiança, como mostrará seu comprometimento (ou do seu cônjuge) de parar de esconder ou mentir sobre dinheiro.
2. Estejam na mesma página.
Vocês, rapazes! Estar na mesma página com seu cônjuge é muito importante para quase todos os aspectos da vida: criar filhos, objetivos de vida, escolhas de carreira e muito mais. E o único fio que mantém tudo isso unido é o dinheiro. Então, se vocês não estão na mesma página (fazendo um orçamento mensal juntos), é hora de começar.
O orçamento muda o jogo. Ele não só faz você se comunicar sobre dinheiro, objetivos de vida e sonhos, como também ajuda você a chegar lá. Se vocês nunca fizeram um orçamento juntos, tudo bem! Nunca é tarde para começar.
3. Diga sempre a verdade, mesmo quando cometer um erro financeiro.
Não há nada mais angustiante do que a sensação de quando alguém mentiu para você intencionalmente. E embora seja difícil dizer a verdade quando você tem o peso dos erros financeiros sobre seus ombros, é mais difícil sair do buraco se você não o fizer.
O casamento é uma vida inteira de altos e baixos. Mas seu cônjuge é seu parceiro de responsabilidade integrado. Ele pode ajudá-lo a crescer, aprender e construir hábitos melhores, assim como você pode fazer por ele. É uma coisa linda! (Alguém mais precisa de um abraço?)
4. Estabeleça um orçamento e gaste sem culpa.
Muitas pessoas acham que um orçamento está aí para evitar que você gaste dinheiro, eu também pensava assim. Mas agora, eu sou a maior fã de orçamento que você provavelmente já conheceu. Um orçamento realmente me ajuda a gastar livremente — sem culpa.
Um orçamento de base zero, mostra ao seu dinheiro quem está no comando. Isso mesmo, você pode dizer a cada real para onde ir. Não importa a escala, a infidelidade financeira pode ser difícil de lidar.
E, às vezes, apenas resolver os problemas na sua comunicação e fazer um orçamento regular não vai curar essas feridas. Se for esse o caso, não há vergonha em procurar a ajuda de um conselheiro profissional de casamento.
E quanto à confusão financeira, lembre-se, quando você combina suas metas de vida com seu orçamento, não há como impedir o que você e seu cônjuge podem realizar — juntos!
Construindo um futuro após a infidelidade financeira
Se você reconhecer sinais de infidelidade financeira em seu relacionamento, entre em contato com um conselheiro ou terapeuta de sua confiança para começar a consertar seu relacionamento. Nunca é tarde, sempre há esperança. Lembre-se.
0 Comentários