O cenário de investimentos pode ser extremamente dinâmico e em constante evolução. Mas aqueles que dedicam tempo para entender os princípios básicos e as diferentes classes de ativos têm a ganhar significativamente a longo prazo.
O primeiro passo é aprender a distinguir os diferentes tipos de investimentos e qual degrau cada um ocupa na escada de risco.
• Investir pode ser uma perspectiva assustadora para iniciantes com uma enorme variedade de ativos possíveis para adicionar a um portfólio.
• A escada de risco de investimento identifica classes de ativos com base em seu risco relativo, sendo o dinheiro o mais estável e os investimentos alternativos geralmente os mais voláteis.
• Manter fundos de índice ou fundos negociados em bolsa (ETFs) que refletem o mercado geralmente é o melhor caminho para um novo investidor.
• As ações tendem a ter rendimentos mais altos que os títulos, mas também apresentam riscos maiores.
• Muitos especialistas em investimentos recomendam diversificar o portfólio.
Compreendendo a Escada de Risco do Investimento
Aqui estão as principais classes de ativos, em ordem crescente de risco, na escada de risco de investimento.
Dinheiro
Um depósito bancário em dinheiro é o ativo de investimento mais simples e facilmente compreensível — e o mais seguro. Ele não só dá aos investidores conhecimento preciso dos juros que eles ganharão, mas também garante que eles receberão seu capital de volta.
No lado negativo, os juros ganhos com dinheiro guardado em uma conta poupança raramente superam a inflação.
Certificados de depósito (CDs)
São instrumentos menos líquidos , mas normalmente fornecem taxas de juros mais altas do que aqueles em contas poupança. No entanto, o dinheiro colocado em um CD é bloqueado por um período de tempo (meses a anos), e há potencialmente penalidades de retirada antecipada envolvidas.
Títulos
Um título é um instrumento de dívida que representa um empréstimo feito por um investidor a um tomador. Um título típico envolverá uma corporação ou uma agência governamental, onde o tomador emitirá uma taxa de juros fixa para o credor em troca do uso de seu capital.
Títulos são comuns em organizações que os usam para financiar operações, compras ou outros projetos. As taxas dos títulos são, em grande parte, influenciadas pelas taxas de juros . Devido a isso, elas são muito negociadas durante períodos de flexibilização quantitativa ou quando o Federal Reserve —ou outros bancos centrais—aumentam as taxas de juros.
Fundos mútuos
Um fundo mútuo é um tipo de investimento em que mais de um investidor junta seu dinheiro para comprar títulos. Os fundos mútuos não são necessariamente passivos , pois são administrados por gerentes de portfólio que alocam e distribuem o investimento reunido em ações, títulos e outros títulos.
A maioria dos fundos mútuos tem um investimento mínimo entre $500 e $5.000, e muitos não têm nenhum mínimo. Mesmo um investimento relativamente pequeno fornece exposição a até 100 ações diferentes contidas no portfólio de um determinado fundo .
Os fundos mútuos são, às vezes, projetados para imitar índices subjacentes. Há também muitos fundos mútuos que são gerenciados ativamente , o que significa que são atualizados por gerentes de portfólio que rastreiam e ajustam cuidadosamente suas alocações dentro do fundo.
No entanto, esses fundos geralmente têm custos maiores — como taxas de administração anuais e encargos iniciais — que podem reduzir os retornos de um investidor. Os fundos mútuos são avaliados no final do dia de negociação, e todas as transações de compra e venda também são executadas após o fechamento do mercado.
Muitos especialistas em investimentos aconselham seus clientes a diversificar seus investimentos em uma ampla gama de títulos em vez de focar em apenas algumas ações.
Fundos negociados em bolsa (ETFs).
Os fundos negociados em bolsa (ETFs) se tornaram bastante populares desde sua introdução em meados da década de 1990. Os ETFs são semelhantes aos fundos mútuos, mas são negociados durante todo o dia, em uma bolsa de valores.
Dessa forma, eles espelham o comportamento de compra e venda de ações. Isso também significa que seu valor pode mudar drasticamente durante o curso de um dia de negociação.Os ETFs podem rastrear um índice subjacente, como o S&P 500 ou qualquer outra cesta de ações com a qual o emissor do ETF queira sublinhar um ETF específico.
Isso pode incluir qualquer coisa, de mercados emergentes a commodities, setores de negócios individuais, como biotecnologia ou agricultura , e muito mais. Devido à facilidade de negociação e ampla cobertura, os ETFs são extremamente populares entre os investidores.
Ações
Ações de ações permitem que investidores participem do sucesso de uma empresa por meio de aumentos no preço das ações e por meio de dividendos . Os acionistas têm uma reivindicação sobre os ativos da empresa em caso de liquidação (ou seja, a empresa entrar em falência), mas não são donos dos ativos.
Os detentores de ações ordinárias têm direito a voto nas assembleias de acionistas. Os acionistas de ações preferenciais não possuem direito a voto, porém tem prioridade sobre os acionistas ordinários no recebimento de dividendos. Alguns investimentos, como fundos de hedge, são permitidos apenas para investidores ricos.
Investimentos Alternativos
Há um amplo leque de investimentos alternativos, abrangendo os seguintes setores
• Imóveis : Os investidores podem adquirir imóveis comprando diretamente propriedades comerciais ou residenciais. Alternativamente, eles podem comprar ações em fundos de investimento imobiliário (REITs). Os REITs agem como fundos mútuos em que um grupo de investidores junta seu dinheiro para comprar propriedades. Eles são negociados como ações na mesma bolsa.
• Fundos de hedge : Os fundos de hedge podem investir em um espectro de ativos projetados para entregar retornos além do mercado, chamados de “alfa”. No entanto, o desempenho não é garantido, e os fundos de hedge podem ver mudanças incríveis nos retornos, às vezes com desempenho inferior ao do mercado por uma margem significativa.
Normalmente disponíveis apenas para investidores credenciados, esses veículos geralmente exigem altos investimentos iniciais de R$ 1 milhão ou mais. Esses investimentos costumam estabelecer requisitos de patrimônio líquido.
Os investimentos em fundos de hedge podem imobilizar o dinheiro de um investidor por períodos de tempo substanciais.
• Fundo de private equity : fundos de private equity são veículos de investimento agrupados semelhantes a fundos mútuos e de hedge. Uma empresa de private equity, conhecida como "consultor", reúne dinheiro investido no fundo por vários investidores e, em seguida, faz investimentos em nome do fundo.
Os fundos de private equity geralmente assumem uma participação controladora em uma empresa operacional e se envolvem na gestão ativa da empresa em um esforço para reforçar seu valor. Outras estratégias de fundos de private equity incluem mirar em empresas de rápido crescimento ou startups.
Como um fundo de hedge, as empresas de private equity tendem a se concentrar em oportunidades de investimento de longo prazo de 10 anos ou mais.
• Commodities : Commodities referem-se a recursos tangíveis, como ouro, prata e petróleo bruto, bem como produtos agrícolas. Existem várias maneiras de acessar investimentos em commodities. Um pool de commodities ou "fundo de futuros administrado" é um veículo de investimento privado que combina contribuições de vários investidores para negociar nos mercados de futuros e commodities.
Um benefício dos pools de commodities é que o risco de um investidor individual é limitado à sua contribuição financeira para o fundo. Alguns ETFs especializados também são projetados para focar em commodities.
Como investir de forma sensata, adequada e simples. Muitos investidores veteranos diversificam seus portfólios usando as classes de ativos listadas acima, com a mistura refletindo sua tolerância ao risco . Um bom conselho aos investidores é começar com investimentos simples e, então, expandir seus portfólios gradativamente.
Fundos mútuos ou ETFs são, geralmente, um bom ponto de partida antes de investir em ações individuais, imóveis ou outros investimentos alternativos. No entanto, a maioria das pessoas tem uma rotina muito ocupada para acompanhar seus portfólios diariamente.
Portanto, aderir a fundos de índice que espelham o mercado é uma solução viável. Investidores mais práticos podem querer escolher sua própria mistura de ativos ao elaborar um portfólio diversificado que se ajuste à sua tolerância ao risco, horizonte de tempo e objetivos financeiros.
Isso significa que você pode tentar capturar retornos excedentes inclinando os pesos do seu portfólio para favorecer certas classes de ativos, dependendo do ambiente econômico. Expectativas de classe de ativos dado o ambiente econômico.
Vamos primeiro considerar o desempenho relativo de ações e títulos, que historicamente têm mostrado uma correlação um tanto inversa:
• Quando a economia está forte e crescendo, com baixo desemprego, as ações tendem a ter um bom desempenho, pois os consumidores gastam e os lucros corporativos aumentam. Ao mesmo tempo, os títulos podem ter um desempenho inferior, pois as taxas de juros aumentam para acompanhar o crescimento econômico e a inflação.
Quando a inflação está alta, os títulos de taxa fixa também podem ter um desempenho comparativamente pior se a taxa de cupom estiver abaixo da taxa de inflação.
• Quando a economia está azedando e a recessão chega, o desemprego aumenta e as pessoas param de gastar tanto, prejudicando os lucros corporativos. Isso, por sua vez, pode pesar sobre os preços das ações. Mas, à medida que as taxas de juros caem em resposta a uma economia em declínio, os títulos podem ter desempenho superior.
A maioria dos profissionais financeiros recomenda uma mistura de portfólio consistindo de ações e títulos, conforme descrito acima. Outras classes de ativos também podem favorecer certas condições econômicas; no entanto, nem todas as classes de ativos são adequadas para investidores.
• Imóveis: Uma economia forte e baixo desemprego podem levar a um mercado imobiliário robusto, o que pode beneficiar investimentos imobiliários. No entanto, o aumento das taxas de juros pode prejudicar os empréstimos hipotecários.
• Commodities: Ambientes inflacionários podem levar a um aumento nos preços de certas commodities, tornando-as uma classe de ativos favorável para uso como proteção contra a inflação.
• Investimentos alternativos: Private equity, venture capital, hedge funds e outros investimentos não tradicionais podem ter desempenho superior em um ambiente de baixas taxas de juros e alta liquidez. Esses tipos de investimentos, no entanto, nem sempre estão disponíveis para investidores individuais e podem exigir um desembolso significativo de dinheiro e apresentar níveis mais baixos de liquidez.
• Ouro: O ouro é considerado um ativo de refúgio seguro e tem bom desempenho em tempos de incerteza econômica, tensões geopolíticas e durante o ambiente inflacionário. Esse foi especialmente o caso durante a pandemia da COVID19, que viu o ouro atingir máximas históricas durante a primavera de 2020.
• Dinheiro e equivalentes de caixa (por exemplo, fundos do mercado monetário e CDs): Estes também tendem a ter um desempenho relativamente bom em ambientes econômicos incertos ou voláteis porque eles também são considerados um porto seguro. Os investidores podem recorrer ao dinheiro como uma forma de preservar seu capital e limitar a exposição negativa ao risco durante mercados em baixa.
No entanto, em um ambiente estável e de baixa inflação, o dinheiro geralmente não fornecerá retornos tão altos quanto outras classes de ativos, como ações ou títulos - mas a estabilidade e o baixo risco tornam uma pequena alocação em dinheiro uma opção atraente para investidores que buscam preservação de capital ou para necessidades de liquidez de curto prazo.
Quais são as diferentes classes de ativos?
Historicamente, as três principais classes de ativos são consideradas ações, dívidas (títulos) e instrumentos do mercado monetário. Hoje, muitos investidores podem considerar imóveis, commodities, futuros, derivativos ou até mesmo criptomoedas como classes de ativos separadas.
Quais classes de ativos são menos líquidas?
Geralmente, terrenos e imóveis são considerados entre os ativos menos líquidos, porque pode levar muito tempo para comprar ou vender uma propriedade a preço de mercado. Os instrumentos do mercado de negociação possuem alta liquidez, pois podem ser vendidos rapidamente por seu valor.
Quais classes de ativos se saem bem durante a alta inflação?
Imóveis e commodities são considerados bons hedges de inflação , porque seu valor tende a aumentar conforme os preços aumentam. Além disso, alguns títulos do governo também são indexados à inflação, tornando-os uma forma atraente de armazenar excesso de dinheiro.
A linha de fundo Educação em investimentos é essencial — assim como evitar investimentos que você não entende completamente. Confie em recomendações sólidas de investidores experientes, enquanto descarta “dicas quentes” de fontes não confiáveis.
Quando buscar orientação profissional, prefira consultores financeiros independentes que sejam remunerados exclusivamente pelo seu tempo, em vez de receberem comissões. E, acima de tudo, diversifique seus investimentos em uma ampla faixa de ativos.
0 Comentários