Você está interessado em criar um orçamento ?
A família média carrega muito estresse financeiro. A maioria das pessoas tem empréstimos estudantis, dívidas de cartão de crédito, hipotecas, empréstimos para automóveis e, às vezes, até outras formas de dívidas.
No entanto, poucas pessoas têm orçamento.
Segundo estudo realizado pela fintech de educação financeira, Leve, mais da metade dos brasileiros não sabe como se organizar para alcançar seus objetivos de longo prazo.
Segundo os especialistas, a ignorância econômica e o baixo orçamento são os principais obstáculos que as pessoas enfrentam quando pensam no futuro.
Na pesquisa, foram entrevistadas 3.450 pessoas de diversas regiões do país, de novembro a dezembro de 2021. Segundo a pesquisa, 52% dos pesquisados não têm plano financeiro para os próximos anos ou não sabe fazê-lo. Além disso, 46% disseram não ter certeza sobre o estabelecimento de metas de longo prazo.
Acredito que os orçamentos são extremamente importantes e quase todos deveriam ter um, não importa em qual classe você esteja, um orçamento provavelmente ajudará a melhorar sua situação financeira.
Algumas pessoas pensam que os orçamentos são apenas para pessoas que vivem de salário em salário ou para aqueles que não têm dinheiro.
ERRADO!
Os orçamentos são para todos.
Sim, isso significa que não importa quanto dinheiro você ganhe, provavelmente você deveria ter um orçamento.
Fazer um orçamento pode não ser a coisa mais divertida do mundo, mas precisa ser feito. Pois, pode ajudá-lo a assumir o controle de sua vida financeira, o que pode ajudar a reduzir o estresse e permitir que você alcance seus sonhos.
Abaixo estão minhas dicas sobre como fazer e criar um orçamento.
Os pontos positivos de criar um orçamento.
Os orçamentos ajudam as pessoas a administrar melhor seu dinheiro. É simples assim.
Os orçamentos são ótimos porque mantêm você atento às suas receitas e despesas. Com um orçamento mensal, você saberá exatamente quanto pode gastar em uma categoria por mês, quanto terá para trabalhar, quais áreas de gastos precisam ser avaliadas, entre outras coisas.
Os orçamentos ajudarão as pessoas a alcançar seus objetivos, saldar dívidas, ganhar mais dinheiro, se aposentar e muito mais.
O orçamento deve ser eletrônico ou em papel?
Todo mundo tem uma preferência, então isso depende do que funcionará melhor para você.
Lápis e papel podem ser ótimos, mas uma versão eletrônica (como planilha) pode ajudá-lo a fazer alterações facilmente .
Sugiro escolher o que você se sentir mais confortável. Não importa como você mantém seu orçamento; é apenas importante que você cumpra isso.
Você DEVE monitorar suas receitas e gastos.
O que você deseja é criar um orçamento realista. Para mostrar de onde vem e para onde vai seu dinheiro, você precisa reunir todos os seus recibos, transações bancárias e de cartão de crédito e assim por diante.
Ou você pode até dar um passo adiante, acompanhando tudo nos próximos dois meses, para saber que não está perdendo nenhuma despesa. Isso significa registrar cada transação com uma nota que informa exatamente o que você comprou (se o recibo não estiver detalhado). Depois, no final do mês, você poderá avaliar seus gastos.
Depois de um mês acompanhando de perto seus gastos, tenho certeza que você ficará chocado com os resultados . Esta é a melhor maneira de criar um orçamento realista, pois você realmente verá para onde está indo o seu dinheiro e isso ajudará a mostrar quanto deve ser dedicado a cada categoria do seu orçamento.
Além disso, o choque de ver exatamente para onde seu dinheiro está indo irá encorajá-lo a ser mais sábio em seus gastos.
Categoria de orçamento: Renda.
Um erro comum é que muitos não percebem que sua renda pode variar de mês para o outro, isso vai depender se o seu salário é fixo, ou quanto você faz de hora extra mensal. Por isso, você deve estar atento quanto irá receber no final do mês.
A diferença de quanto você recebe pode alterar o valor que você ganha a cada mês. Fazer um orçamento com uma renda flutuante pode ser difícil e, você deve está atento aos mínimos detalhes. Seu orçamento deve ser realista e não um conto de fadas.
Categoria de orçamento: Despesas.
Você já totalizou verdadeiramente suas despesas?
Na hora de fazer um orçamento, muitas pessoas apenas estimam seus gastos. No entanto, você realmente deveria pegar suas despesas realistas e colocá-las em seu orçamento, pois suas estimativas podem estar erradas.
Casa – Pagamento da casa, (parcela do financiamento), aluguel, água, energia, gás, manutenção, serviços públicos, seguros, impostos sobre a propriedade, etc.
Carro – Isso inclui todas as despesas do carro, como pagamento mensal do carro, gasolina, manutenção, seguro, taxas de matrícula e assim por diante.
Televisão, cabo, Netflix, etc.
Celular.
Internet.
Alimentação – Isso inclui todas as compras, refeições fora, lanches, etc. Sério, sente-se um dia e some suas despesas com alimentação do mês anterior.
Roupas.
Entretenimento – O entretenimento pode incluir muitas coisas, como ir ao cinema, sair para beber, ingressos para shows, esportes e assim por diante.
Caridade – Se você doa regularmente para instituições de caridade, então esta deve ser uma área para a qual você deve orçar.
Fundos de poupança – podem ser para seu fundo de aposentadoria, casamento, viagens, etc.
Impostos – Se você trabalha por conta própria, os impostos representarão uma grande parte do seu orçamento.
Plano de saúde.
Diversos – Despesas com animais de estimação, taxas, creche, escola, presentes, etc.
Mantenha seus entes queridos envolvidos ao criar um orçamento.
Mesmo que apenas uma pessoa administre as finanças da família, a outra pessoa no relacionamento deveria, pelo menos, ter alguma ideia. A realização de reuniões regulares sobre dinheiro da família é crucial para ter um orçamento bem-sucedido e cumprir as metas financeiras.
Um orçamento não funciona se a outra pessoa nem sabe que ele existe!
Faça alterações quando/se necessário ao criar um orçamento.
Eu recomendo revisar seu orçamento regularmente . Isso pode significar uma vez por semana, uma vez por mês ou qualquer outra coisa. Faça o que achar melhor para você e o que você acha que sua situação exige.
Muitas coisas podem mudar no seu orçamento. Sua renda pode mudar, suas despesas podem mudar ou seus objetivos podem mudar. Quando algo muda, você deve ajustar seu orçamento para refletir isso.
Você deve ter notado um tema recorrente nesta postagem sobre orçamento: você deve ser realista sobre tudo . Seja realista sobre o que você ganha, o que gasta e se as coisas precisam ser mudadas.
0 Comentários