Definir metas financeiras realistas é a chave para alcançar o sucesso. No entanto, pode ser difícil saber quais objetivos priorizar e como alcançá-los. Na verdade, é do conhecimento geral que a maioria dos brasileiros não atingem as metas de Ano Novo. A razão pode ser que não somos bons em estabelecer expectativas razoáveis.
Quer você decida uma meta relacionada a dinheiro por causa de um acontecimento na vida, como ter um filho ou comprar uma casa, ou apenas para melhorar sua saúde financeira, é importante considerar suas prioridades e garantir que suas metas financeiras sejam específicas e alcançáveis.
Descrevemos quatro metas financeiras realistas que podem ajudar a melhorar sua saúde financeira, bem como estratégias que você pode usar para ajudar a atingir essas metas. Nem todos esses objetivos podem se aplicar a você agora, mas alcançar pelo menos um deles é um ótimo começo.
1) Pagar dívidas
Dever dinheiro em cartões de crédito, financiamentos, veículos e empréstimos estudantis é uma realidade que muitos brasileiros enfrentam. Embora tentar saldar todas as suas dívidas seja uma ideia razoável, também é uma meta difícil de alcançar.
Simplifique seus objetivos dividindo-os: analise sua dívida e decida a porcentagem pela qual gostaria de reduzi-la. A resolução de eliminar 5, 7 ou 10 por cento de sua dívida oferece uma maneira mais realista de reduzir o que você deve.
Além disso, seja esclarecido sobre a forma como você paga dívidas . Nem todas as dívidas são criadas iguais, portanto, determine a abordagem certa para atingir seus objetivos. Por exemplo, você provavelmente deseja pagar primeiro dívidas com juros altos e depois se concentrar em outras dívidas.
Definir metas menores e de curto prazo pode lhe dar um impulso psicológico ao alcançá-las.
2) Simplifique a economia
Se você definir uma meta de economizar uma grande quantia em um determinado período de tempo, há uma chance de não conseguir. Metas financeiras que ainda faltam muitos meses podem ser mais difíceis de alcançar e, se você tiver um ou dois meses com despesas inesperadas, talvez seja necessário pausar seu esforço de poupança. Essa decisão de não poupar pode parecer ruim.
Em vez disso, estabeleça metas específicas, menores e de curto prazo (ou sazonais). Talvez você queira um novo smartphone, queira fazer uma viagem para algum lugar ou esteja de olho em um presente de Natal.
Definir metas menores e de curto prazo pode lhe dar um impulso psicológico ao alcançá-las. Se um item caro for o objetivo final, considere definir certos padrões de referência ao longo do caminho para que você possa obter o mesmo efeito e ainda demorar mais para economizar.
Dica: pague-se primeiro configurando transferências automáticas de sua conta corrente para sua conta poupança ou depositando parte de seu salário diretamente na poupança.
3) Acompanhe seus gastos
Se a ideia de definir e manter um orçamento parece um pouco complicada, você não está sozinho. Apenas 48% dos adultos brasileiros entrevistados se consideram pessoas organizadas financeiramente, de acordo com uma pesquisa realizada pelo SPC Brasil.
Em vez de começar criando um orçamento completo, você pode optar por monitorar seus gastos para ter uma noção melhor de para onde está indo seu dinheiro a cada mês.
Se parece difícil monitorar seus gastos acompanhando despesas mensais e receitas diárias, a tecnologia pode ajudar. Os aplicativos, juntamente com serviços bancários móveis e on-line, oferecem soluções para monitorar seus gastos e identificar áreas onde você pode fazer cortes.
4) Invista em você
Muitos brasileiros estão lutando para economizar para a aposentadoria. De acordo com um relatório da Federação Nacional da previdência Privada e vida de outubro do ano passado, mostra que a captação no mercado de previdência privada aumentou em 14% no país, em relação ao mesmo período de 2021, chegando a R$ 129,7 bilhões.
Você precisa começar a economizar para a aposentadoria o mais rápido possível, para que seu dinheiro tenha mais tempo para crescer potencialmente. Pense nisso como um investimento em seu futuro.
Dê uma olhada em como você está planejando a aposentadoria para ver se está maximizando seus recursos. Lembre-se também de que os planos de aposentadoria geralmente oferecem vantagens fiscais. Reservar um tempo para pesquisar quais opções estão disponíveis e aproveitar aquelas que fazem sentido para você pode fazer uma grande diferença no futuro.
Não se deixe escapar
Definir metas é importante, mas manter novos comportamentos é difícil. Para ajudar a se responsabilizar, defina um alerta em sua agenda para verificar suas metas a cada mês. Se você estiver com dificuldades, tente pensar em outra maneira de alcançar seu objetivo.
Você pode começar com algo menor e procurar maneiras de aumentar o valor da sua economia ao longo do tempo. Com planejamento e propósito corretos, você conseguirá construir hábitos duradouros que norteiem mudanças positivas em sua vida financeira.
0 Comentários