Para a maioria das pessoas, as festas de fim de ano são um momento emocionante para desfrutar da companhia de familiares e amigos. As pessoas viajam, fazem compras, decoram suas casas, trocam presentes e organizam jantares.
Qualquer que seja a sua tradição, uma coisa é certa: envolve gastar dinheiro. Embora comemorar os feriados seja um costume maravilhoso, é crucial garantir que suas finanças permaneçam sob controle durante a temporada de festas. Como as férias podem causar estragos na sua conta bancária, você deve ter um plano financeiro definido com antecedência.
1- Comece a se planejar com antecedência
Uma das ações mais importantes que você pode realizar no planejamento financeiro para as festas de fim de ano é planejar com antecedência. Ao pensar em seu plano financeiro para as festas de fim de ano muito antes das férias propriamente ditas, você estará fazendo um grande favor a si mesmo.
Pense em suas finanças e revise todas as suas contas para avaliar quanto você pode gastar. Em vez de avaliar seu progresso em direção às metas financeiras no final do ano, tente planejar com um ano inteiro de antecedência; se for útil, você pode usar as despesas de férias do ano anterior como guia.
Os gastos nas férias podem ser uma despesa significativa e, como acontece com todas as despesas significativas, planejar e economizar são as chaves do sucesso. Se gastou $1.200 durante as férias do ano passado, incluindo as festas, viagens, então saberá que precisará poupar $100 todos os meses ao longo do ano para cumprir os seus objetivos para a época festiva, sem ter que recorrer a fundos de outro lugar.
2- Estabeleça limites de gastos e cumpra-os
Não é incomum que as pessoas gastem centenas, ou mesmo milhares, em compras e presentes de fim de ano. Antes de gastar um único real nesta época de festas, elabore um orçamento e cumpra-o . Planeje definir um limite de gastos com presentes para familiares e amigos e certifique-se de selecionar um valor que possa caber confortavelmente em seu orçamento.
Não opte por comprar presentes caros, lembre-se que será uma lembrança para que esse momento tão especial não passe em branco.
Você pode aplicar esse mesmo princípio a qualquer gasto que fizer neste período de festas, como viagens, decoração e organização de festas. Ao trabalhar dentro de seus limites de gastos, você pode aproveitar as festas de fim de ano e, ao mesmo tempo, manter suas metas financeiras sob controle.
3- Evite dívidas a todo custo
4- Escreva
5- Salve sempre que possível
6- Priorize e redefina
Não há problema em romper com alguns dos costumes mais caros para manter intacta sua saúde financeira. Então, por que não redefinir a forma como você comemora o feriado? Você pode conseguir isso dando um presente feito à mão ou um cartão com uma mensagem sincera e escrita à mão.
Para decorações, tente reaproveitar utensílios domésticos de uso diário ou decorações e enfeites feitos por você mesmo, a internet nos ensina a fazer esses enfeites.
Pensamentos finais
O planejamento financeiro para as festas de fim de ano não precisa ser complicado e você deve tratá-lo da mesma forma que trataria outras finanças. Planejar com bastante antecedência, escrever uma lista, criar um orçamento com limites de gastos, ser um comprador econômico e pensar fora da caixa pode ajudá-lo a evitar gastos excessivos.
Você pode – e deve – aproveitar as festas de fim de ano, e pode fazê-lo sem comprometer seu bem-estar financeiro ou o tempo de qualidade que desfruta com a família e amigos.
0 Comentários