6 dicas de planejamento financeiro para as festas e férias de fim de ano

 

Para a maioria das pessoas, as festas de fim de ano são um momento emocionante para desfrutar da companhia de familiares e amigos. As pessoas viajam, fazem compras, decoram suas casas, trocam presentes e organizam jantares. 

Qualquer que seja a sua tradição, uma coisa é certa: envolve gastar dinheiro. Embora comemorar os feriados seja um costume maravilhoso, é crucial garantir que suas finanças permaneçam sob controle durante a temporada de festas. Como as férias podem causar estragos na sua conta bancária, você deve ter um plano financeiro definido com antecedência.

1- Comece a se planejar com antecedência

Uma das ações mais importantes que você pode realizar no planejamento financeiro para as festas de fim de ano é planejar com antecedência. Ao pensar em seu plano financeiro para as festas de fim de ano muito antes das férias propriamente ditas, você estará fazendo um grande favor a si mesmo. 

Pense em suas finanças e revise todas as suas contas para avaliar quanto você pode gastar. Em vez de avaliar seu progresso em direção às metas financeiras no final do ano, tente planejar com um ano inteiro de antecedência; se for útil, você pode usar as despesas de férias do ano anterior como guia.

Os gastos nas férias podem ser uma despesa significativa e, como acontece com todas as despesas significativas, planejar e economizar são as chaves do sucesso. Se gastou $1.200 durante as férias do ano passado, incluindo as festas, viagens, então saberá que precisará poupar $100 todos os meses ao longo do ano para cumprir os seus objetivos para a época festiva, sem ter que recorrer a fundos de outro lugar.

2- Estabeleça limites de gastos e cumpra-os

Não é incomum que as pessoas gastem centenas, ou mesmo milhares, em compras e presentes de fim de ano. Antes de gastar um único real nesta época de festas, elabore um orçamento e cumpra-o . Planeje definir um limite de gastos com presentes para familiares e amigos e certifique-se de selecionar um valor que possa caber confortavelmente em seu orçamento. 

Não opte por comprar presentes caros, lembre-se que será uma lembrança para que esse momento tão especial não passe em branco.

Você pode aplicar esse mesmo princípio a qualquer gasto que fizer neste período de festas, como viagens, decoração e organização de festas. Ao trabalhar dentro de seus limites de gastos, você pode aproveitar as festas de fim de ano e, ao mesmo tempo, manter suas metas financeiras sob controle.

3- Evite dívidas a todo custo

Uma das armadilhas perigosas dos gastos nas férias que podem destruir seu plano financeiro é contrair dívidas desnecessariamente. A dívida de férias pode prejudicar suas finanças e deixar um buraco em sua carteira que pode levar meses ou anos para se recuperar. 

Aqui no Brasil, uma pesquisa feita em dezembro do ano passado, pelo SPC Brasil e pela CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Logístas mostrou que 30% dos consumidores pretendiam presentear seus familiares mesmo estando com contas atrasadas, ou seja, iriam contrair mais dívidas. 

Se você fizer um empréstimo ou aumentar o saldo do cartão de crédito para cobrir despesas não emergenciais neste período de festas de fim de ano, pagará caro por isso no ano novo.

Os juros do cartão de crédito são notoriamente altos, e você pode facilmente se envolver em todas as compras e gastos quando é tão fácil comprar coisas com a passagem de um cartão. Além de planejar, economizar e fazer orçamento. Outra opção para evitar endividar-se durante as festas de fim de ano é usar dinheiro em todas as compras que fizer ou resgatar pontos de recompensa de cartão de crédito.

4- Escreva

O que quer que você decida fazer, certifique-se de anotá-lo . Desde suas metas até seu orçamento e despesas – anotar tudo simplificará sua contabilidade e manterá você focado. Anote uma lista de verificação completa de todos os itens que você gostaria de comprar, incluindo limites de gastos para cada um. Reservar um tempo para compilar uma lista escrita de seus planos e as finanças associadas ajudará a garantir que você obtenha tudo o que precisa sem gastar demais.

5- Salve sempre que possível

Às vezes, mesmo que você tenha planejado, orçado, estabelecido limites e anotado tudo, você descobre que simplesmente não consegue o que precisa sem gastar demais. Em casos como estes, é hora de pensar em como reduzir ou eliminar certas despesas.

Felizmente, embora as férias sejam caras, também são uma excelente oportunidade para aproveitar as vendas. Certifique-se de pesquisar e evitar compras por impulso para ter certeza de que está conseguindo o melhor negócio possível. 

Use cupons de desconto, também é outra forma de economizar dinheiro. Pode parecer antiquado, mas cupons e códigos de desconto ainda são uma ótima maneira de economizar dinheiro. Ao usar cupons, você pode economizar em determinados produtos, o que pode ajudar muito a manter seus gastos de férias sob controle.

Quando as vendas e os cupons ainda não são suficientes, você pode reduzir drasticamente suas despesas compartilhando custos. Em vez de dar um presente individualmente, converse com familiares e amigos sobre como juntar seu dinheiro como um grupo para comprar um presente para alguém. Para refeições e festas, faça algo coletivo, cada um entra com um tipo de refeição, é uma excelente forma de aliviar o peso financeiro da hospedagem.

6- Priorize e redefina

As férias costumam ser um momento para abraçar e desfrutar da tradição. Ainda assim, se você está preocupado com seu plano financeiro neste período de festas de fim de ano, talvez seja hora de priorizar seus objetivos e redefinir as expectativas do feriado. 

Em vez de gastar dinheiro em presentes e decorações, concentre-se em passar tempo com seus entes queridos e amigos. Mesmo que você não compre nada, você ainda pode dar um ótimo presente .

Não há problema em romper com alguns dos costumes mais caros para manter intacta sua saúde financeira. Então, por que não redefinir a forma como você comemora o feriado? Você pode conseguir isso dando um presente feito à mão ou um cartão com uma mensagem sincera e escrita à mão. 

 Para decorações, tente reaproveitar utensílios domésticos de uso diário ou decorações e enfeites feitos por você mesmo, a internet nos ensina a fazer esses enfeites.

Pensamentos finais

O planejamento financeiro para as festas de fim de ano não precisa ser complicado e você deve tratá-lo da mesma forma que trataria outras finanças. Planejar com bastante antecedência, escrever uma lista, criar um orçamento com limites de gastos, ser um comprador econômico e pensar fora da caixa pode ajudá-lo a evitar gastos excessivos. 

Você pode – e deve – aproveitar as festas de fim de ano, e pode fazê-lo sem comprometer seu bem-estar financeiro ou o tempo de qualidade que desfruta com a família e amigos.

Postar um comentário

0 Comentários